Base de dados:
OHS-PrimRHS
Pesquisar:
SANEAMENTO RURAL []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 2   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 2
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:177 - (356)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Hochman, Gilberto
Título:A era do saneamento: as bases da política de saúde pública no Brasil^ipt The age of sanitation: the grounds of the public health policy in Brazil-v.113
Fonte:São Paulo; Hucitec/Anpocs; 1998. 261 p. .
Resumo:Estuda a formação de políticas públicas e nacionais de saúde, tendo como foco principal as políticas de saneamento rural no Brasil das duas últimas décadas da Primeira República. Mostra a relevância das políticas de saúde e saneamento no incremento substancial da penetração do Estado na sociedade e no território do país. Enquanto estudo sobre a coletivização da proteção à destituição humana, ou sobre a gênese de políticas sociais, indica que esse processo depende da forma pela qual as elites enfrentaram os dilemas e impasses gerados pela interdependência social. (AU)^ipt.
Descritores:SAUDE PÚBLICA/hist
POLITICA DE SAUDE/hist
POLITICA DE SANEAMENTO
SANEAMENTO RURAL
BRASIL
 POLITICA SOCIAL
 SEGURIDADE SOCIAL

  2 / 2
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:170 - (349)
Autor:Castro Santos, Luiz Antonio de.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:O pensamento sanitarista na Primeira República: uma ideologia de construção da nacionalidade^ipt.
Fonte:Dados rev. ciênc. sociais;28(2):193-210, 1985. .
Resumo:Discute a articulação das idéias sanitaristas (1910-1930) com o pensamento social brasileiro do mesmo período. Os propagadores do movimento sanitarista trabalharam no sentido de promover campanhas, de fervor quase missionário, contra a endemia no interior. Ao mesmo tempo, uma corrente familiar ao imaginário social nacional encontrou a própria base da nacionalidade no interior do Brasil. Esses dois sistemas de idéias contribuíram para a formação de um movimento reformista no Congresso Nacional e também para a formulação de uma política de saúde pública por parte do aparelho estatal durante a Primeira República. Investiga as bases institucional, política e social do pensamento sanitarista e sugere hipóteses para justificar a deflação política do movimento sanitarista no período subseqüente à Revolução de 1930. (Trad. AU)(AU)^ipt.
Descritores:SAUDE PÚBLICA/hist
POLITICA DE SAUDE/hist
REFORMA DOS SERVICOS DE SAUDE/hist
SANEAMENTO RURAL
BRASIL
Meio Eletrônico:http://www4.prossiga.br/chagas/sobrech/sec/eh-594.PDF
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C01 - 035



página 1 de 1

Esta interface de busca dá acesso a uma base de dados reunindo as referências completas das fontes primárias utilizada no processo de pesquisa. Em vários casos é possível o acesso ao texto completo do documento. Em sua maior parte, além dos campos clássicos de descrição documental, as referências contém também Notas Críticas que agregam informações sobre o potencial informativo da fonte e o contexto histórico da sua produção.

Base de dados  OHS-PrimRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3